Piloto Comercial - Avião

CURSO PILOTO COMERCIAL – AVIÃO

O curso de Piloto Comercial é o primeiro rumo à profissionalização. O Aeroclube de Juiz de Fora oferece treinamento teórico e prático que permite ao piloto avançar com segurança em sua carreira. Paralelamente, o piloto pode fazer os cursos de pilotagem de multimotor e voo por instrumentos (IFR). Este último o torna apto a voar em condições meteorológicas adversas, utilizando apenas os instrumentos de bordo.

Experiência:

O curso de Piloto Comercial é o começo da profissionalização do piloto. O aluno poderá iniciá-lo após concluir o curso de Piloto Privado.

Você pode:

Pilotar aviões monomotores e multimotores em condições visuais (VFR) e de voo por instrumentos (IFR), para voar sob condições adversas, após formado.

Próxima Etapa:

Você poderá realizar treinamento para Instrutor de Voo ou ainda pilotar aviões pequenos, acumulando experiência para prosseguir na sua carreira.

Pré- Requisitos (Teórico)

  • 18 anos de idade
  • 2º grau completo
  • Ser portador da licença de Piloto Privado
  • Ser portador do Exame Médico de 1ª Classe

Matérias:

  • Aerodinâmica e Teoria de Voo;
  • A Aviação Civil;
  • Conhecimentos Técnicos (motores à reação);
  • Física;
  • Inglês;
  • Instrução Aeromédica;
  • Matemática;
  • Meteorologia;
  • Navegação Aérea (IFR);
  • O Piloto Comercial de Avião;
  • Regulamentação da Aviação Civil;
  • Regulamentação da Profissão de Aeronauta;
  • Regulamentos de Tráfego Aéreo (IFR);
  • Segurança da Aviação Civil contra atos de interferência ilícita;
  • Segurança de Voo;
  • Teoria de Voo.

TREINAMENTO PRÁTICO (CURSO DE PILOTO COMERCIAL)

O curso de Piloto Comercial é o primeiro rumo à profissionalização. O Aeroclube de Juiz de Fora oferece treinamento prático que permite ao piloto avançar com segurança em sua carreira.
Paralelamente, o piloto pode fazer os cursos de pilotagem de multimotor e voo por instrumentos (IFR).
Este último o torna apto a voar em condições meteorológicas adversas, utilizando apenas os instrumentos de bordo.

O curso de Piloto Comercial é o começo da profissionalização do piloto. O aluno poderá iniciá-lo após concluir o curso de Piloto Privado.

Objetivo:

Pilotar aviões monomotores e multimotores em condições visuais (VFR) e de voo por instrumentos (IFR), para voar sob condições adversas, após formado.

Após Concluído:

Você poderá realizar treinamento para Instrutor de Voo ou ainda pilotar aviões pequenos, acumulando experiência para prosseguir na sua carreira.

Pré-Requistos:

  • 18 anos de idade
  • 2º grau completo
  • Ser portador da licença de Piloto Privado
  • Ser portador do Exame Médico de 1ª Classe
  • Aprovação na Banca da ANAC de Piloto Comercial

Treinamento:

Está dividido em 128 horas de voo, sendo que as horas do Piloto Privado já estão inclusas. Dentro deste total de horas, é obrigatório possuir:

  • 70 horas de voo visual, local e rota;
  • 20 horas de voo por instrumentos;
  • 06 horas de voo noturno
  • 30 horas de voo em simulador.(que abaterão 20 horas de voo de avião)
  • 02 horas de voo de cheque ANAC.

Aeronaves Utilizáveis:

  • Paulistinha
  • Aeroboero 180
  • Tupi
  • Seneca II
  • Cessna 150
  • Cessna 172
  • Cessna 182
  • Simuladores

TREINAMENTO PRÁTICO (CURSO DE VOO POR INSTRUMENTO/IFR)

O curso de voo por instrumentos (IFR) é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar nas licenças do Curso de Piloto Comercial, porém também pode ser realizado com a licença do Curso de Piloto Privado. O treinamento de voo por instrumentos é recomendado para pilotos de avião que possuam a licença do Curso de Piloto Comercial, porém também pode ser realizado com a licença do Curso de Piloto Privado, com a ressalva que só poderá voar aeronaves particulares e em função não remunerada. O piloto estará apto a voar em condições meteorológicas adversas, utilizando apenas os instrumentos de bordo.

Após Concluído:

Você poderá realizar treinamento para Instrutor de Voo ou ainda pilotar aviões pequenos, acumulando experiência para prosseguir na sua carreira.

Pré-requisitos:

  • Ser portador da licença de Piloto Privado ou Piloto Comercial
  • Ser portador do Exame Médico de 1º Classe
  • Aprovação na Banca da ANAC de Piloto Comercial – IFR
  • Possuir 50 horas de Voo como Piloto em Comando em voo de Navegação, das quais no mínimo 10 Horas tenham sido realizadas em aeronave da categoria para qual é requerida a habilitação.

Treinamento: (realizado dentro do Curso de Piloto Comercial)

Está dividido em 47 horas de voo, sendo:

  • 20 horas de voo por instrumentos, local e rota; (realizando o Curso de Multimotor, 15 horas serão realizadas na classe MLTE)
  • 25 horas de voo em simulador.
  • 02 horas de voo de cheque ANAC.

Aeronaves Utilizáveis:

  • Tupi
  • Cessna 182
  • Simulador IFR